Na noite do último domingo (16), seguindo a tradição do povo indonésio, a Paróquia do Divino Espírito Santo celebrou a missa de 40 dias de falecimento do Padre Lourenço. Foi um momento marcado por reflexão e lembranças. Paroquianos de comunidades vizinhas à matriz também estiveram participando da missa presencialmente. A Santa Missa foi celebrada pelo provincial da Congregação do Verbo Divino, o Pe. Denzil Castra. A missa também foi transmitida através do Facebook e retransmitida no canal da Paróquia no YouTube.
Após a celebração, a comunidade participou de um momento de partilha, relembrando que o Pe. Lourenço costumava realizar esses momentos de união e partilha com a comunidade, em especial, as crianças.
Celebração de 40 dias
Na Indonésia, a tradição é que, quando uma pessoa morre, há velórios, missa de corpo presente e, durante três dias, há celebração ou Santa Missa que acontece na casa dos falecidos. Após o terceiro dia, sempre há uma grande confraternização, lembrando a ressurreição do Senhor no terceiro dia. Durante esses dias, até 40 dias, a família mais próxima está em luto. Algumas famílias vão ao túmulo fazer orações, levar flores e até comidas que as pessoas gostavam.
Os 40 dias lembram também a ascensão do Senhor, marcando o fim do luto, porque alguém que faleceu deixa o mundo e vai para a casa do Pai eternamente. No final do luto, todas as famílias lembram as coisas boas que os falecidos fizeram em suas vidas.
Nesse período de 40 dias, também não se pode mexer em nada dos falecidos.
Tópicos:
NOTICIAS