Padre Alwin D'Souza, SVD toma Posse como Administrador da Paróquia


Em uma celebração marcada pela alegria, fé e devoção, Dom Ângelo Mezzari, RCJ, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, presidiu a Santa Missa de Posse do Padre Alwin D'Souza, SVD como Administrador Paroquial da Paróquia do Divino Espírito Santo, noite do último domingo (30/03). A missa concelebrada pelo Padre Denzil Castra, SVD, provincial da Congregação do Verbo Divino (BRN).

A cerimônia foi acompanhada por fiéis das diversas comunidades da Paróquia, conselheiros das comunidades, pastorais e autoridades civis. Entre as autoridades presentes, o ex-prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer e o atual prefeito da cidade, Fernando Rocha. 

A celebração de posse aconteceu juntamente com a missa da Catequese, o que deixou ainda mais emocionante, pois o coral foi formado apenas pelas crianças, que ao final da celebração fizeram uma homenagem ao novo administrador paroquial. 

Durante a homilia, dom Ângelo, iniciou explicando o significado da cor rósea na liturgia.
 
No meio do caminho quaresmal, a liturgia nos convida à alegria! O 4° Domingo da Quaresma, chamado Laetare: “Alegra-vos”, nos lembra que a Páscoa se aproxima e, com ela, a luz da ressurreição. A cor róseo, usada na liturgia deste dia, simboliza essa alegria em meio à penitência, marcando um momento de alívio e esperança na caminhada quaresmal.

Hoje, toda a nossa comunidade é convidada a se alegrar, porque na Páscoa, temos uma vida nova. O pecado e a morte são vencidos. Nesse 4º domingo da Quaresma, é um convite à reconciliação. A morte não é o fim, e podemos celebrar a Páscoa com Jesus Cristo. Por isso, toda a nossa igreja deve se alegrar, pois daqui a três semanas iniciaremos a Semana Santa.

A palavra de Deus, nesse caminho da Quaresma, nos dá o exemplo hoje desse pai, que é Deus, cheio de misericórdia, e a história dolorosa e difícil de seus dois filhos, que chamamos de filho pródigo, de coração enfurecido. Mas, na verdade, quer nos mostrar como é grande o amor de Deus e como é forte a nossa fé em Deus.

E a pergunta e resposta que temos é essa: "Quão grande é o amor de Deus?". Quem ama a Deus e tem fé em Deus e em seu filho Jesus, na vida da igreja e da comunidade, experimenta uma coisa nova. Como é bom essa comunidade reunida na fé!

Para que possamos guardar tão bem o gesto desse evangelho, que possamos guardar o gesto do pai, quando o filho volta para casa arrependido e o pai corre ao encontro e o abraça. Como é difícil hoje falar de um abraço, um afeto! Que possamos refletir nesse período em quem precisamos pedir perdão. É preciso reconciliar.

O arcebispo ainda disse à comunidade para que possa acolher ainda mais o Pe. Alwin, com amor, afeto, acolhendo todo o trabalho pastoral e de evangelização que assume uma nova missão na Paróquia.
Essa foi a primeira vez que Dom Ângelo Mezzari, visitou a Paróquia, após sua recente nomeação a Arquidiocese de Vitória. Dom Ângelo disse durante o trajeto pela rodovia para  Santa Leopoldina, ele lembrou de sua terra natal, também em uma área rural, no estado de Santa Catarina. Ele parabenizou a beleza da região e lembrou do cuidado com a casa comum.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem