ANO JUBILAR: “A esperança não decepciona”


“A esperança não decepciona”

Esse é o título da bula publicada pelo saudoso papa Francisco no dia 9 de maio de 2024, dando a conhecer o Jubileu Ordinário de 2025 e conclamando todo o povo cristão para celebrá-lo.

É um Jubileu Ordinário da Encarnação, celebrado a cada 25 anos. O último foi celebrado no ano 2000. O próximo será em 2050. Antes, porém, celebraremos um Jubileu Ordinário da Redenção, em 2033.

Na bula, o papa expressou seus desejos para este Ano Santo. Ele disse:

“Seja, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus. Que o Jubileu seja ocasião de reanimar a esperança” (n. 1).

O papa Francisco lembrou que a esperança se funda na fé, que é alimentada pelo amor. Citando São Paulo, afirmou que “a tribulação produz a paciência, a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança” (Rm 5, 3-4). Ou seja, não podemos deixar que o sofrimento destrua nossa esperança. Devemos, no sofrimento, resistindo com fé, adquirir a paciência, para que ela nos torne firmes no amor e a firmeza nos conduza à esperança.

Nosso ritmo de vida atual faz-nos querer tudo para agora. Não temos tempo para nada. Vivemos cheios de pressa. A paciência foi expulsa da nossa vida. Como consequência, sobrevivem a intolerância, o nervosismo e, por vezes, a violência, gerando insatisfação e isolamento. Deus é paciente conosco. “Redescobrir a esperança faz bem a nós próprios e aos outros” (n. 4). A paciência deve tornar-se nosso estilo de vida.

Pe. Jean Paul Hansen

Secretário executivo de Campanhas da CNBB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem